A energia do prana é antiga e os iogues usam-na para vitalizar o corpo físico e espiritual. A palavra que significa: sopro de vida. Segundo a literatura hindu é a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos seres vivos através do ar que respiram.
O prana são aqueles pontinhos luminosos que vemos quando olhamos para o céu e logo depois desaparecem. É possível vê-los em um dia ensolarado movimentando-se pelo ar. Quando começar a percebê-los, vai notar que eles se movimentam para todos os lados. Se você pode vê-los, você pode absorvê-los através da respiração e essa é a intenção do exercício.
A energia prânica é a energia que vem através da luz do Sol. A luz do Sol traz essa energia vital para o nosso corpo e alimenta-o como alimenta a um vegetal. As funções do nosso corpo depende dessa energia como uma máquina ou um carro necessita de energia para funcionar.
Quando você deixa o carro sem gasolina e sem trocar peças, ele começa a encalhar e com o tempo vai ficando enferrujado na garagem até que vá para o ferro velho. Essa é uma pequena analogia de como é nosso corpo, uma máquina! Então se queremos usar o corpo temos que consertá-lo. As energias que nós precisamos para mantê-lo funcionando são: água, ar e alimentação! Mas a alimentação que nós absorvemos são principalmente de nutrientes, vitaminas, gorduras e de lipídeos importantes para manter a energia vital.
Os médicos encorajam as pessoas a comerem verduras e frutas, pois elas contém os nutrientes e vitaminas que alimentam nosso corpo. Mas eles não explicam porquê elas são tão importantes para o nosso corpo. Eles explicam que para ter uma vida saudável  você deve comer frutas e verduras constantemente etc, todos nós sabemos disso, mas para sobreviver você tem que absorver energia vital e energia vital também é prana.
Uma flor, um vegetal, um animal tem energia vital e nós absorvemos deles essa energia. Não é só vitamina e nutrientes estamos absorvendo energia vital que esses seres consumiram e processaram em seus corpos através do prana que eles absorveram. Esses alimentos como: frutas e vegetais, são retirados da natureza e serão consumidos para retirar a energia vital, mais nutrientes, vitaminas e lipídeos e processá-los em nosso corpo. Para a ciência a energia vital é todas essas formas de alimentação, mas não consideram o prâna, porque não existem comprovações científicas de que ele exista. Mas será que não existe mesmo? Leia esse artigo:Um Iogue indiano conseguiu viver 70 anos sem beber água ou comer comida, apenas tomando banhos.
Alguns cientistas que estudaram o caso disseram que ele retira os nutrientes necessários para viver através da luz do Sol.
Nós absorvemos energia vital em um tipo de vampirismo energético. Porque não sabemos retirar energia vital da natureza e processá-las por nós mesmos! Por isso a necessidade do pranayama! É através desse exercício que nós começamos a ser menos preguiçosos em conseguir energia vital e menos vampirismo para conseguir energias. Com o pranayama você descobre que seu corpo pode captar energias do sol através da respiração.
Você necessita das mesmas energias que um vegetal para sobreviver. Mas o homem é preguiçoso em se tratando de conseguir energias vitais. Principalmente, hoje em dia com a industrialização, ficamos mais preguiçosos para conseguir energia vital.
Propagandas de comidas gostosas e com muita gordura, são as mais bonitas. Ficamos com água na boca e com vontade de absorvê-las. Isso é tão convidativo para o paladar e para os olhos que no final ficamos extasiados e queremos mais. Tudo isso é um convite para o vampirismo energético e do reprocessamento das energias vitais já processadas. Muitos desses alimentos industrializados já não possuem energia vital é o mesmo que estar comendo uma borracha, tornando cada vez maior a necessidade de comer sempre e cada vez mais para suprir essa energia vital e acaba tornando um vício diário e que leva a obesidade mórbida.
O homem não consegue viver sem comer alimentos industrializados. As consequências disso são doenças cardíacas e a morte prematura. As carnes de animais são as mais problemáticas, além de estarmos nos alimentando de energia vital dos animais, estamos adquirindo as gorduras que o animal absorveu durante sua vida. Quando absorvemos essa energia vital ela vem com todas as formas de vibrações energéticas, não só vitais como espirituais também e vibrações negativas por maus tratos que eles sofreram.
Os médicos recomendam comer carne para repor vitaminas que são necessárias para o funcionamento dos músculos, mas será que só na carne podemos encontrar essas vitaminas?
Não, isso é uma mentira que não podemos viver sem comer carne, essa mentira sempre foi difundida como uma necessidade para vender carne. Se fosse realmente verdade todos os vegetarianos estariam mortos! Os animais de onde retiramos a carne que tanto necessitamos, são herbívoros!
A principal fonte de energia vital para o homem vem das plantas e frutas e devem ser consumidas em quantidades grandes. Você não vai ficar obeso comendo frutas e verduras e além de tudo, não poderá morrer de problemas cardíacos!
O homem não sabe obter energia vital através do seu próprio corpo, por preguiça e principalmente por falta de informação. O ser humano vive bloqueado, porque sua realidade diária imposta pela mídia e a sociedade impede-o de ver a verdadeira realidade. Talvez porque a sociedade impõe algumas situações a você de um jeito ilusório. Quando o médico diz à você para evitar comer a carne vermelha durante as refeições, alguém da família diz:_se comer só um pedacinho não faz mal. É assim que os bloqueios funcionam. Sempre haverá alguém tentando fazê-lo desistir!
As propagandas são os piores inimigos do corpo humano e são as principais armas de bloqueios energéticos. Eles impedem você de pensar e raciocinar, e criam uma realidade que eles querem impor ao seu cérebro. É quase uma lavagem cerebral.
Veja um exemplo de lavagem cerebral: a cor amarela pode representar uma batatinha frita e a cor vermelha representa a carne. Automaticamente seus olhos se comunicam com seu cérebro e ativa seu instinto de comer e instiga-o a ir a uma lanchonete e comer um lanche com muita batatinha frita e uma carne cheia de ketchup. Deu fome?
Então, é bem assim que funcionam os bloqueios energéticos e você acaba se enchendo de gordura e depois irá ter problemas sérios no futuro. Esse problema poderia ser evitado simplesmente não comendo carne. Não sou adepto ao ” nunca comerei!” Isso é hipocrisia. Não estamos vivendo em um mundo mágico e maravilhoso, com todas as pessoas conscientes da existência e da realidade do prâna.
Minha regra é: coma o que tem vontade de comer, mas sempre sem abusar. Se sentir vontade de comer alguma comida mais gordurosa, vá e coma um pedacinho, sem exagerar. O exagero é que pode prejudicar.
A falta de certas vontades de serem atingidas podem causar problemas psicológicos e levá-lo a ter outros problemas de saúde no futuro. Principalmente porque vivemos em um planeta onde as pessoas não acreditam na existência do prâna e pela falta de espiritualidade do seres humanos. O segredo é fazer o que tem vontade, mas sempre de forma moderada.
Exercício para captação de energia prânica.

Esse é o exercício mais importante sobre obtenção de energia do sol ou do prâna. Ele se chama: Pranayama. A palavra e significa respiratório. Pranayama é o controle do prana através da respiração.
Antes de começar você deve entender que para fazer qualquer meditação e exercícios de obtenção de energia do prana você deve estar relaxado. Não pode estar com tensões. Porque a maioria das pessoas sofrem muito com problemas de trabalho, dinheiro ou problemas emocionais. Para fazer o exercício não deve-se fazer por obrigação ou por imposição. Seu corpo e sua mente tem que estar completamente relaxados. Na verdade, você deve sentir que você e seu corpo são as coisas mais importantes do mundo e que nada pode interferir sobre essa consciência de sua realidade.

Relaxamento.

Um jeito simples de não pensar em nada é fazer uma respiração. Com os olhos fechados, respire pelo nariz e solte o ar pela boca. Faça isso várias vezes e tente ir relaxando seu corpo e seus músculos. Mas faça isso seguindo a vontade do seu corpo, se você sentir vontade de parar, pare, descanse. E volte novamente aos exercícios. Tenha em mente que é importante você sentir a entrada do ar e sentir a saída do ar dos seus pulmões. Esse exercício vai fazer com que você perca a ligação com a sua realidade, porque a sua preocupação é manter o respiratório. Você tem que se desligar do mundo, pense em seu corpo e em você.

  1. A posição é muito importante e para que você consiga fazer o exercício, tem que estar relaxado e com a coluna reta. O melhor jeito de ficar com a coluna reta, é cruzar as pernas, como na posição acima.
  1. Sentir o osso da pélvis tocando o chão. O chakra raiz deve tocar o chão para receber energia telúrica. Por isso a necessidade de fazer em um local com terra e grama. A Terra passa a energia telúrica, que é uma energia psicoelétrica.

  1. Cabeça para frente e olhos fechados.
  2. Se você sentir vontade de esticar seu corpo antes de começar, pode fazer, é seu corpo pedindo o exercício.
  3. Sempre respeite a vontade do seu corpo, é ele que vai te ensinar como fazer os exercícios. É uma coisa bem natural quando você está se desbloqueando de sua realidade.
  4. Se você quiser tentar outras posições que sinta necessidade ou que não esteja deixando seu corpo relaxar , faça e encontre a melhor posição.
  5. O importante do exercício é manter a coluna reta e o corpo relaxado.
Alguns impedimentos para você fazer o exercício são: nariz entupido, ou narina direita e narina esquerda entupida, febre, gripe, crises de asma, bronquite. Tente fazer quando está bem fisicamente ou que não esteja em uma dessas condições. A necessidade de fazer os exercícios quando está bem fisicamente é que você não vai ter doenças frequentemente, pois o exercício irá trazer benefícios duradouros. As narinas entupidas não é tão problemático, desde que você faça o exercício para desentupir as narinas*.
Para pessoas que tem as narinas entupidas com frequência esse é o principal exercício, deve fazê-lo todos os dias e não terá narinas entupidas eu garanto à você. Desde que comecei a fazer esses exercícios, durante o dia e à noite eu nunca mais tive narinas entupidas.
Tem pessoas que sentem o narinas entupidas, principalmente a narina esquerda, para saber pressione a narina esquerda e respire pelo nariz. Vai sentir que está livre, tudo bem está normal. Pressione a narina direita e respire pelo narina esquerda e vai sentir que ela está um pouco entupida.
Essa consulta através do fechamento das narinas mostra que o hemisfério do cérebro do lado esquerdo está ativado, não há problemas, agora o hemisfério do lado direito não está  completamente ativado.Porque com o Pranayama os hemisférios do cérebro serão ativados, e funcionarão em harmonia.
*Faça esse exercício para limpar narinas: comprimindo a narina direita com o dedo polegar enchendo os pulmões e soltando o ar segurando a narina esquerda com o dedo indicador, depois respire com a narina esquerda apertando a narina direita, sempre enchendo os pulmões de ar até não aguentar mais encher e depois soltando o ar bem devagar. Faça isso por uns cinco minutos e descanse um pouco.

Esse exercício acalma e tem resultados imediatos. Quando estiver tranquilo e descansado, volte ao exercício principal que é o pranayama.
Sentado na posição confortável você vai colocar o queixo uns dois centímetros do peito, não esqueça de manter a coluna reta. O fato de manter a posição reta da coluna é para manter a entrada de ar completa em seu pulmão e para absorção do prana funcionar.
O segredo da absorção do prana pelo pranayama é usar todo o pulmão respirando pelo nariz, reter todo o oxigênio possível e depois e soltar devagar pela boca. Esse exercício vai mostrar que você respira de modo errado e muito rápido. Vai notar que seu pulmão tem mais espaço que imaginava. Respiramos pouco oxigênio, por causa da pressa em que vivemos nessa realidade. Tenha em mente que o fato de respirar errado é que prejudica seu cérebro e pode causar diversos problemas. Sempre faça o exercício mesmo que esteja em um lugar público, faça-o calmamente respire sempre enchendo os pulmões de ar. Todo esse processo vai aumentar a oxigenação sanguínea e de seu cérebro. Vai perceber com o tempo que não terá as narinas obstruídas. Nem ter a necessidade de usar descongestionantes nasais, essa é uma consequência da respiração correta e do exercício do pranayama.
Muitas pessoas que morrem asfixiadas ou por afogamento tem desoxigenação do cérebro devido a perda de oxigenação do cérebro. Não quero assustar apenas mostrar a importância da respiração correta. Aprender a respirar trará benefícios imediatos ao seu cérebro e todas as funções serão harmonizadas. Nosso corpo, quando está desarmonizado com falta de energias, não consegue funcionar simultaneamente com as outras partes do corpo, então acontece a desarmonia física e psíquica.
Você vai perceber que esse exercício aumenta a atividade cerebral. Vai sentir vontade de ler, escrever e abrir sua consciência para uma nova realidade. Nós acostumamos a usar apenas um hemisfério do cérebro em vez de usá-lo completamente, isso faz com que você se torne preguiçoso e menos capaz, trazendo problemas físicos e psíquicos. Quando você ativa a parte desativada essas disfunções se tornam mínimas. Não existe retrocesso, uma vez ativado você vai continuar em frente. Seria como um “upgrade” ou uma atualização de sua vida física e psíquica.
Voltando ao exercício: com o queixo mais ou menos à dois centímetros do peito encha todo o pulmão de ar respirando pelo nariz, não deve ser muito rápido, deve encher até que sinta que todo o pulmão esteja bem cheio, e então solte bem devagar. Pode sentir alguma coisa, se sentir descanse e volte ao exercício novamente.
Faça esse exercício por cinco minutos e depois aumente até quanto tempo conseguir, sempre respeitando seu corpo, se cansar descanse.

Local apropriado para fazer o pranayama:

Não faça em lugares fechados, senão o prana não entra. Faça o exercícios em lugares abertos onde não tenha muitas árvores, em um campo aberto seria ideal. Deve ser feito em uma temperatura agradável, porque seu pulmão retrai com o frio. Onde não há poluição, seria ideal, mas no mundo de hoje não é tão fácil achar um local ideal. Mas acho que em locais que estejam rodeados por árvores como em grandes parques públicos é um local bem recomendado. Faça-o simplesmente com a maior naturalidade, e ninguém vai perceber que você está fazendo pranayama. Outros lugares onde pode fazer o pranayama é um local arejado, como um quintal bem aberto e iluminado pela luz do sol.
O segredo do pranayama é respirar a luz do sol! Não acredite que só respirando corretamente você vai receber e absorver prâna. Não. Você tem que absorver do sol como uma planta faz. Sentado no chão de casa não vai conseguir, então tente ir para um parque ou um campo, é melhor. Nem que tenha que ir à pé ou de ônibus, mas de uma chance para o seu corpo. O contato com a natureza é muito importante para receber o prana. Perca um tempo da sua vida fazendo o pranayama, é importante! É claro que se pode fazer na hora do almoço ou em um fim de tarde agradável. Até em situações de extremo stress. Desde que utilize o relaxamento para aliviar a tensão.
Quando você faz o pranayama, ele traz grandes mudanças em seu corpo, mudanças que você vai perceber e que serão notadas pelas pessoas que conhecem você. As principais são: o aumento da oxigenação sanguínea e das atividades cerebrais. Outras mudanças que podem ser sentidas: aumento da capacidade pulmonar que afetará todas as outras funções do corpo humano. Depois que eu comecei a entender o pranayama eu comecei a sentir cheiros diferentes que nunca havia sentido antes, senti o meu peito mais aberto e não tive dores nas costas. Senti diferenças na hora de dormir, o ronco diminui também.
Eu costumo fazer o pranayama deitado na cama antes de dormir é muito bom e pode ajudar a aliviar as tensões do dia, e também tem um efeito muito legal que você dorme mais gostoso e você acorda cedo. Deitado com o travesseiro, sua cabeça fica na posição correta e a coluna fica reta, permitindo o exercício normalmente.
Exercício para captação de prâna.
Sente-se confortavelmente na posição da figura. Em um lugar aberto como uma parque e que não tenha muitas árvores em volta, porque as árvores pegam muito do prana que chega na Terra. Feche os olhos e quando for respirar imagine que a luz do sol está sobre você e que o prâna que traz toda essa energia entre pelo seu nariz e energize seu cérebro e todo seu corpo com a luz do sol, segure-a dentro de você e continue imaginando a luz entrando em você curando e energizando seu corpo e solte o ar bem de vagar sempre imaginando a luz entrando em você.
Você vai se sentir como parte de toda a natureza, vai se sentir muito diferente de quando começou. Se sentir dor de cabeça é normal, porque as dores são sinais que a energia está curando e harmonizando seus chakras. Dores nas pernas e dor no peito são normais, por que seu corpo estava estático e não estava processando prâna, quando ele entra no corpo é como um banho de energia. O pranayama não é relaxamento, ele traz mais energia para o corpo. Seria como comer depois do almoço sem ter vontade. Essa energia enche seu corpo. Você vai se sentir com mais prazer e é diferente de comer demais. Quando come demais seu corpo fica pesado e quase sempre dá muito sono. No pranayama dá vontade de correr mais e fazer exercícios. Seu corpo fica mais juvenil e saudável, apesar de algumas dores no corpo, mas essas dores só acontecem quando estamos com energia bem abaixo do normal e com o tempo desaparecem.

Você pode receber o prana a noite também a luz da lua é uma transmissora de prana também. Um exercício de obtenção de prana pode ser feito durante a noite, antes de dormir, faça o mesmo exercício respiratório do pranayama, só que deitado e com os olhos fechados. Você vai notar que a sua noite vai ser mais natural e você descansará muito mais. Também à benefícios com a respiração durante o sono podendo até curar o ronco. Depois que eu comecei a fazer o pranayama durante a noite, eu senti uma melhora muito grande em meu sono e diminuiu bastante meu ronco durante a noite. Além de acordar cedo todos os dias, tenho sonos mais revigorantes e energéticos.

22 Comentários

  1. sou deficiente físico (paraplégico T6 a T10) como faço para ativar meus chakras, minha coluna possui escoliose de 45°, já tentei fazer uma meditação deitado mas minhas energia não fluem. O que você aconselharia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Eu faço só deitado. O melhor jeito de fazer meditações é deitado. Não esquente a cabeça. Você não sentirá o seu corpo, isso não quer dizer que seu corpo astral está paraplégico, entende? Se corpo astral se desliga do corpo físico. Pode ser uma pouco mais complicado com vc pela sua situação física atual, mas nada impede seu corpo astral que não está com o mesmo problema que em seu corpo físico, o corpo astral é que é importante para efetuar as viagens astrais. No seu caso vc não tem ligação com a kunalini, porque vc não sente. Mas seu corpo possui glândulas e os chakras estão ligados a elas, a energia kundalini não está ligada ao corpo físico, mas ao corpo espiritual também. Tem muita mentira por aí que fala que o corpo é a única forma de vida, mas o seu corpo astral está tão vivo quanto vc. É ele que está ligado a vc quando vc sai fora do corpo. Quando vc faz suas meditações esqueça seu corpo. Quando eu faço minhas meditações meu corpo desaparece. Não sinto da cabeça para baixo, sou praticamente um paraplégico como vc, o que acontece é que minha mente funciona. A ideia é não pensar em nada. O corpo é carnal, mas seu corpo astral é perfeito, pode sair quando quiser, mas precisa se focar em esquecer sua parte física. Para vc é muito mais fácil atingir a plenitude da meditação, eu acho que vc vai descobrir um mundo novo. Queria saber se vc acredita em Deus. Pois quem medita verdadeiramente, atinge o nirvana, que é o local onde os deuses vivem, anjos e Jesus. Por isso eu queria te dizer que a fé é algo muito verdadeira e que vc pode atingir esses níveis extrafísicos, acreditando em Deus e em Jesus, pois ele existe eu já ví ele pelo menos umas 4 vezes. Não fique achando que eles não existem, mas a ideia de ter um corpo físico como o seu, não te impede de atingir a prefeita meditação, pois a coluna não vai te impedir de ter a kundalini, pois a kundalini está ligada aos canais chamados de Nadi:http://pt.wikipedia.org/wiki/Nadi
      Quando vc desperta a kundalini vc vai sentir no cérebro e não no corpo, o que pode acontecer é que quando vc tem a kundalini ativada poderá ter ejaculação espontânea, está ligada a sexualidade, mas quando eu estou ativando a kundalini, não há ereção nem mesmo sinto nada, apenas calor e luzes amarelas e azuis no cérebro. Quando o prana circula pelas Nadi esquerda e direita. Não precisa fazer o pranayama da forma que uma pessoa em condições de corpo físico normal, vc continua fazer a respiração e não esqueça de fazer a respiração, não sei como vc faz a respiração se me der detalhes, vc respira por aparelhos?
      Se não, vc pode fazer a respiração profunda. Você tem que entender que a situação de seu corpo não é uma barreira e sim uma facilidade para que a energia do prana atinja seus chacras. Existe prana em locais sem árvores, pois elas retiram muito do prana que nós precisamos, a luz do sol é muito importante para obtenção do prana. Tem alguns defensores de que os chakras não existem, o que é uma tremenda mentira! Os defensores desse tipo de teoria são ignorantes da verdadeira kundalini. Todo o processo se dá no corpo astral e o corpo físico não é barreira para atingir a verdadeira energia, mas nosso cérebro. Se vc tem 100% do cérebro, nada te impedirá de receber a energia, Gostaria que vc continuasse o processo e não se limite pelo seu corpo, nunca!

      Excluir
  2. Outro detalhe, todo o pranayama, não vai só para os centros de energias, mas para o cérebro, quem não conhece, se engana, mas flashes de luzes atingem o cérebro ou vc sente a energia entrando no seu terceiro olho que fica no centro da cabeça, ele ativa e pulsa, quando vc atingir essas energias vc vai notar que o centro da testa pulsa e a nuca também, seu coração começa a palpitar muito forte. Seu coração não está alheio ao seu cérebro ele funciona de forma normal, não funciona? Então, isso quer dizer que seus chakras sexual e básico podem estar bloqueados, isso é bom! Pois são chakras que só ativam a brutalidade do ser humano, seu chakra do plexo solar coração devem estar normais, só precisa começar a trabalhar no pranayma. Não deixe sua paralisia te dominar, pense que seu corpo espiritual é perfeito e é aí que a kundalini e o prana trabalham. Eu sei que em vc os bloqueios podem ser grandes,mas tenha fé que vc vai tirar de letra e passar por esse bloqueio. Não desista, pois as pessoas tendem a desacreditar o que falamos, médicos são completamente céticos quanto a isso, só não pare seus tratamentos, pois são importantes também, mas pense que o pranayama é algo completamente novo no ocidente. Gostaria que vc me mantivesse informado de seus resultados, pois estou confiante que os anjos e Jesus estarão do seu lado, te apoiando, nunca perca a fé! Eu estou aqui torcendo muito pro vc, e peço aos meus guias que te apoiem que te dê forças para superar seu problema, mas nunca desista da kudalini, nunca! Eu era uma pessoa perdida no mundo depois que comecei a praticar o pranayama, e depois que eu descobri, eu reconheço, que gostaria de passar todos os dias meditando. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Me lembro que quando era criança eu sonhava com facilidade e até andava nos meus sonhos, parecia até com um paraíso. Isso é um tipo de viagem astral não controlada? Eu percebo que o meu chakra sexual esteja realmente desligado porque sempre fui muito calmo e paciente. Eu respiro normal mas acho que ainda estou muito preso a matrix e ao materialismo, quando era mais novo eu não era tão preso a essas coisas. Acho que fui amadurecendo e desaprendendo a fazer a respiração profunda. Que eu fazia involuntariamente. Não sei porque minha conta Google está postando Unknown mas me chamo Luan e muito obrigado pela sua resposta. Conheci seu blog a pouco tempo mas eu já estudava sobre vários assuntos que você retrata como o livro perdido de enki e seres extraterrenos.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luan, tudo bem? Então, quando crianças nós fazemos várias coisas que são legais, a crianças fazem muitas coisas legais porque estão fora da matrix, por exemplo: as crianças fazem yoga, sem saber, viagens astrais complicadas que hj não conseguimos mais por problemas carnais, na verdade se vc voltar a ser criança vc volta a ter as mesmas ideais e pode voltar a ter visões mais legais. As crianças não se prendem a realidade 3d, eles sempre preferem estar vivendo no máximo da diversão. Os adultos são crianças falidas. Eu de um tempo para cá me tornei, mais livre mais solto e brincando mais do que antes.
      Acho que não seus chakras não estão desligados, pode ser que sua mente está desligando eles inconscientemente. Tenta fazer as respirações de forma correta respirando pelo nariz e soltando pela boca, quanto mais profundo melhor, isso abre seus pulmões e oxigena seu cérebro. Quanto mais fizer, melhor, com o tempo sua respiração volta ao normal, e começa a ativar a kundalini, vai me informando como está desenvolvendo. abraço

      Excluir
  4. no negocio das narinas o meu nariz direito ta entupido o esquerdo nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal e vc não faz pranayama, então isso demonstra que o hemisfério direito não está funcionando corretamente, na verdade é o cérebro feminino, que é intuição, abstração, teórico, espiritual e criativo. Isso quer dizer que seu cérebro é bem masculino, lógico e racional e gosta de símbolos artificiais. Para funcionar corretamente vc deve fazer o exercício de limpeza da narina. Veja no trecho do artigo que fala de limpeza da narina, você deve fechar a narina direita e forçar o ar sair por ela até que ela fique se obstrução do ar, deve fazer isso até limpar. As duas narinas tem que estar livres para que o oxigênio passe por elas e atinja o cérebro e os devidos hemisférios. A ciência não entende nada disso então não espere que eles te respondam. Pense assim: quando uma pessoa morre afogada o cérebro não recebe oxigênio e a pessoa e o cérebro tem baixa oxigenação e pode matar, por falta de oxigênio. a mesma coisa acontece quando não respiramos direito isso afeta o cérebro, porque respiramos muito menos que o necessário, o necessário é encher o pulmão completamente.

      Excluir
  5. O prana aumenta a atividade cerebral? de alguma forma isso me ajudaria em matemática? pq sou muito burro nao consigo entende nada de matematica nas outras materias eu tiro notas boas mais em matematica sou horrivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode aumentar sua inteligência muito acima do normal, pois você vai começar a descobrir a matemática. de outra forma. O resultado equivale a uma equação, que pode ser qualquer uma, depende de como vc trabalha as variáveis.kkkk

      Excluir
  6. Eu acabei de faze e me senti mais leve, eu tenho que faze a respiração certo ou de qualque jeito todas as pessoas respiram o prana mais como respiram muito rapido ele nao causa muito efeito, o certo e respira lentamente e profundamente né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o que acontece quando você não respira direito é que vc pode ter edemas cerebrais e outro problemas, é o mesmo que acontece quando uma pessoa morre afogada, o cérebro não recebe oxigênio e para de funcionar, respirar corretamente eleva a inteligência e melhora a qualidade de vida evitando doenças e lesões cerebrais. Você sabe que a falta de oxigênio gera problemas como: alucinações e perda da realidade, as pessoas fazem maluquices quando estão sem oxigênio suficiente. é tão real isso que se vc for para uma montanha muito alta vc pode sofrer edemas cerebrais, então fazer o pranayama é pode salvar sua vida.

      Excluir
  7. Rogério, dizem que é possível ter uma vida saudável sem carne, comendo apenas frutas e verduras, com todas as vitaminas e nutrientes necessários, exceto a vitamina B12 que a princípio só é encontrada em alimentos de origem animal ou suplementos.
    É possível absorver essa vitamina e outras através do prana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando consumimos carne e outros derivados, frutas e verduras, nós absorvemos energia vital que esses seres consomem diariamente através do prana que também podemos chamar de um tipo de fotossíntese. http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese
      Leia nesse artigo que é possível fazer absorção de energia solar e transformar em glicose.
      Todo alimento se transforma em glicose e a mesma coisa com a energia solar. O prana não é diferente do processo de fotossíntese. Quando alimentamos de verduras absorvemos glicose. Na verdade tudo que comemos vira glicose, não interessa se vc come carne ou verduras. Se absorvemos o prana ele poderá servir como a fotossíntese das plantas, é claro que isso ainda é hipótese, mas talvez o homem possa viver sem a necessidade de comer proteínas porque no corpo humano tudo se transforma em glicose, entende? Acho ridículo que os médicos falam uma coisa e na verdade todas as proteínas se transformam em glicose. Sendo que se só recebemos prana seria possível absorver o prana: a luz solar e viver apenas dela. É claro que o ser humano não é uma planta, mas a lógica é a mesma. Prana= luz solar=fotossíntese=glicose.

      Excluir
  8. ola amigo sou praticante inicial de telecinese e sinto que algo esta bloqueando minha energia e tembem n consigo me concentrar quase em nada,e quase nao consigo sentir os odores é como se eu n tivesse o olfato necessario.

    ResponderExcluir
  9. Rogério me lembro que na minha infancia fazia algo do tipo respiracao profunda pelo nariz soltava pela boca mais em baixo do chuveiro e em pe quando saia me sentia bem demais cara tentava pensar em nada so o som da agua caindo e minha respiração era uma sensação maravilhosa vou voltar a fazer mais tem algum problema em baixo da agua caindo na cabeca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pode fazer sim, água e meditação é importante, água é transmissor de energias.

      Excluir
  10. Outra coisa em relação a narina sinto que hora a esquerda entope e hora que a direita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é normal com o tempo elas ficam abertas e não entopem mais, é sinal que seu cérebro está funcionando corretamente.Os dois hemisférios trabalhando juntos, significa que shiva e shakti estão em harmonia em seu corpo.

      Excluir
    2. Caso as narinas estão entupindo é normal depende de qual está entupindo, faça o exercício de limpeza da narina, tampando com o dedo direito a narina direita e o esquerdo a narina esquerda repita o processo até que desobstrua a a narina. O processo de pranayama com o tempo abre as narinas e você não sentirá mais entupir,vai repetindo o processo até que funcione naturalmente, depois faça quando estiver estressado ou precisando desobstruir.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem