"Collapses of even advanced civilizations have occurred many times in the past five thousand years, and they were frequently followed by centuries of population and cultural decline and economic regression."

 http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/nasa-prev%C3%AA-colapso-da-humanidade-nas-pr%C3%B3ximas-d%C3%A9cadas-172411575.html

Meus comentários estão em violeta.
Um novo estudo patrocinado pelo Goddard Space Flight Center, da Nasa, destacou a perspectiva de que a civilização industrial global pode entrar em colapso nas próximas décadas, devido à exploração insustentável de recursos e distribuição de riqueza cada vez mais desigual.
A pesquisa descobriu que durante a história da humanidade houve processos de crescimento e declínio. O estudo diz: que de acordo com os registros históricos, mesmo avançadas e complexas civilizações são suscetíveis a entrar em colapso, levantando questões sobre a sustentabilidade da civilização moderna.
A queda do Império Romano e também impérios da Mesopotania, são testemunhas que civilizações avançadas e sofisticadas podem entrar  em colapso por causa da fragilidade de seus sistemas econômicos, populacionais de recursos naturais.
Desmoronamento de civilizações avançadas ocorreu muitas vezes nos últimos cinco mil anos e eles eram frequentemente seguida por séculos de declínio da população e declínio cultural e regressão econômica.
"... Superávit acumulado não está distribuído uniformemente por toda a sociedade, mas sim foi controlado por uma elite. A massa da população, enquanto a produção de riqueza, é atribuída uma pequena parte dela pelas elites, geralmente em ou acima de subsistência os níveis. "
O estudo desafia aqueles que argumentam que a tecnologia vai resolver esses desafios, aumentando a eficiência:
     "A mudança tecnológica pode aumentar a eficiência da utilização de recursos, mas também tende a aumentar tanto o consumo de recursos per capita que a escala de extração de recursos, de modo que, os efeitos políticos ausentes, os aumentos no consumo, muitas vezes compensam o aumento da eficiência do uso de recursos. "
Modelando uma gama de diferentes cenários, Motesharri e seus colegas concluíram que, em condições "refletindo de perto a realidade do mundo de hoje ... nós achamos que o colapso é difícil de evitar." No primeiro destes cenários, a civilização: " Parece estar em um caminho sustentável por muito tempo, mas mesmo usando uma taxa de esgotamento ideal e começando com um número muito pequeno de Elites, as Elites, eventualmente, consumem muito, resultando em uma fome entre plebeus que, eventualmente, provoca o colapso da sociedade. é importante notar que este tipo de colapso é devido a uma escassez induzida por desigualdade que provoca uma perda de trabalhadores, em vez de um colapso da natureza ".
Monopólios de riqueza da elite significa que eles estão protegidos contra a maioria dos "efeitos prejudiciais do colapso ambiental até muito mais tarde do que os plebeus", permitindo-lhes "continuar" o negócio como de costume ", apesar da catástrofe iminente." O mesmo mecanismo, argumentam eles, poderia explicar como "colapsos históricos foram autorizados a ocorrer pelas elites que parecem estar ignorando a trajetória catastrófica (mais evidente no império romano e o caso dos Maias)."

Aplicando esta lição para a nossa situação contemporânea, o estudo adverte que:

     "Apesar de alguns membros da sociedade darem o alarme de que o sistema está se movendo em direção a um colapso iminente e, portanto, defendem mudanças estruturais para a sociedade, a fim de evitá-lo, as elites e os seus apoiantes, que se opunham fazer essas alterações, poderiam apontar para
um apoio a uma trajetória sustentável, mas preferem a de não fazer nada ".
As duas soluções são fundamentais para reduzir a desigualdade econômica, de modo a garantir uma distribuição mais justa dos recursos, e para reduzir drasticamente o consumo de recursos, baseando-se em recursos renováveis ​​menos intensivos e reduzindo o crescimento da população:
     "Colapsos podem ser evitados e a população pode alcançar o equilíbrio se a taxa per capita de esgotamento da natureza é reduzida a um nível sustentável, e se os recursos são distribuídos de forma razoavelmente equitativa."
Veja bem, aqui o documento dá uma solução para evitar o colapso, mas será que as elites estão percebendo o que está acontecendo? Será que só agora a NASA percebeu que o colapso é inevitável?
Sempre escrevi sobre esse assunto e sempre falei sobre o fim da nossa civilização, alertei sobre uma possível destruição da nossa sociedade. Pois agora a própria NASA está interessada em um possível colapso de nossa sociedade. Para mim só me dá certeza que tudo que escrevo está correto, não tiro uma vírgula. Até quando nós da sociedade podemos mudar  e convencer os governos que distribuir a economia é tão saudável.
Os maias já escreveram sobre o colapso e todo mundo deu risada tiraram um sarrinho e agora cadê a piada?

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem