Possível criatura em Marte, é uma ilusão de ótica.


Quando vi esse vídeo pela pela primeira vez, já sabia que era um efeito de paralaxe, muito comum quando fazemos fotos com um objeto fixo. No caso da foto o objeto fixo são as pedras. Quando isso acontece os objetos que estão longe do foco parecem se mover em direções opostas, e  isso dá um efeito de movimento, só que não existe é apenas um efeito visual ou um efeito ótico.
Quando a pessoa não tem conhecimento do que seria paralaxe, ela pensa que o objeto está em movimento, principalmente quando não observamos os outros objetos ao redor. O erro desse sujeito que fez o vídeo, é quase que infantil, porque as pessoas não fazem observações detalhadas e não tem conhecimento do vê, e são enganadas pelo processo de paralaxe. Abaixo fiz uma simulação em um software 3d para mostrar o que é paralaxe.


Na outra imagem coloquei as 4 fotos e coloquei linhas para você perceber que a perspectiva mudou e nos parece que um objeto está se movendo ao fundo, mas tudo está fixo apenas a câmera está se movendo criando o efeito de paralaxe.


Observe na imagem que usei uma pedra como fator de perspectiva ou um ponto de origem da linhas de ponto de fuga da imagem. Para quem não conhece um ponto de fuga fica na linha de horizonte e podemos traçar toda cena através desse ponto de fuga. Usamos esse processo em desenho de arquitetura e desenho de paisagens, quadrinhos, cinema, animação, etc.
Através de paralaxe podemos descobrir distâncias entre objetos.
 

Não tem nada a ver com animais ou mesmo movimento de pedras é um simples efeito paralaxe. Isso acontece porque pessoas sem o mínimo de conhecimento começam a especular sem nem estudar ou mesmo fazer uma análise verdadeira.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem