O monte Everest é uma montanha que surgiu quando as duas placas se colidiram milhões de anos atrás. Veja a imagem abaixo para compreender o que acontece na índia.

A placa Eurasiática sofre um impacto da placa Indiana, o reflexo da velocidade de impacto é o que deu origem ao Himalaya, é como se houvesse uma parede muito dura que seria  a placa Eurásica é possível perceber a velocidade com que a placa Indiana se arrastou sobre a superfície líquida abaixo da crosta terrestre. Os terremotos nessa região mostram que as placas ainda estão em uma forma de impacto ou mostra que as placas estão movimentando-se.

A velocidade de movimentação da placa foi tão grande que causou a elevação de terra que formou as montanhas do himalaia, perceba que é possível ver isso na imagem de satélite sem o oceano.
Nessa imagem de satélite mostra um  rastro da placa indiana na superfície da Terra que é encoberta pelo mar, fiz setas em vermelho para mostrar o rastro da placa sobre a superfície da crosta terrestre.Foi o movimento mais rápido de uma placa tectônica e que formou a maior montanha da Terra! Imagine o choque das duas placas em um tempo geológico muito lento, é claro, o que seria lento para nós, mas muito rápido para eventos geológicos.
Isso mostra que as placas ainda estão se chocando e movimentando-se em termos geológicos, levariam milhões de anos para perceber esses movimentos, mas a Terra está viva geologicamente e se parece com lama onde podemos movimentar pedras sobre ela. A superfície abaixo das placas seriam como lama e as placas como pedras sobre uma superfície mole.


Hoje podemos saber onde essas placas se encontram por causa de terremotos, essa localidade é um limite entre as placas tectônicas onde os choques entre elas causam terremotos. O que é estranho é que continuam se chocando! Podemos perceber como a Terra é um ser vivo e não morto como a maioria pensa. A velocidade da placa Indiana pode ser efeito de uma grande movimentação de magma logo abaixo da placa, pode ser que partes da placas estão sendo consumidas por um calor excessivo e estão  causando erupções vulcânicas no Chile. Não gosto de ensinar cientistas, mas o que me parece estranho é que os dois eventos podem estar conectados. 
Placas tectônicas estão realacionadas com vulcões veja a imagem abaixo:


Observe que os vulcões são formados exatamente nos limites das placas tectônicas chamadas de  subducção são locais onde as placas se encontram e as dorsais oceânicas seriam o contrário e formam pequenos vulcões dentro do oceano e produziram a separação entre a áfrica e o Brasil.
A dorsal meso-atlântica
Os vulcões estão relacionados com terremotos, pois grandes terremotos podem significar que a astenosfera estaria se esfriando, pois toda erupção vulcânica mostram que a astenosfera estaria jogando para fora o manto mais quente, como expliquei no artigo anterior, é como a febre que nosso corpo quando está doente, aumenta a temperatura para destruir anticorpos. 
Isso mostra que a Terra está doente e que podemos ter muitos terremotos e vulcões ao longo dos próximos anos!

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem