O asteroide TB145, apelidado por sua órbita mais próxima da Terra ser no dia 31 se Outubro, muito festejado pelos americanos, passará a 480 mil quilômetros da Terra, a uma velocidade maior do que aquele que atingiu a Rússia, e 20 vezes maior. Só poderá ser visto com telescópios e a grande proximidade, será uma oportunidade da NASA estudar o pequeno " Grande Abóbora", por causa de uma lua.
No entanto, não haveria tempo hábil para evitar uma colisão se a Terra estivesse em seu caminho. "Um asteroide deste tamanho é muito difícil de desviar com um alerta de apenas 20 dias", afirmou Chodas à revista Popular Science. Em caso de um choque com a Terra, um pedaço gigante de rocha ou gelo como o TB145 poderia causar uma devastação catastrófica, avaliou o pesquisador.




Um asteroide do tamanho do Grande Abóbora TB145 iria fazer grandes danos se fosse colidir com a Terra. Por exemplo, o objeto (NEO) que causou o famoso "evento de Tunguska," e destruiu cerca de 2.070 quilômetros quadrados de floresta siberiana em 1908, poderia ter sido apenas a 40 metros de diâmetro - cerca de 10 por cento do tamanho do asteroide 2015 TB145.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem