Essa imagem foi feita quando o planeta estava a 80 milhões de quilômetros, isso quer dizer que a próxima imagem do Hubble será melhor porque, o planeta estará a 75,3 milhões de quilômetros da Terra. Veremos afinal, quase 5 milhões de quilômetros a menos, deve melhorar a qualidade.

Essa notícia parece estranha, depende de como você a lê tem uma visão diferente, mas o que acontece é que Marte estaria se aproximando da Terra? 
Bom, tentarei explicar de uma maneira que esse conceito de aproximação de Marte seja possível, mas as notícias colocam de uma maneira muito estranha, porque parece que Marte estaria se aproximando da Terra para uma colisão? Na segunda-feira (30/05/206), o planeta deve atingir seu ponto mais próximo da Terra em 11 anos, ficando a aproximadamente 75,3 milhões de quilômetros do nosso planeta.
Marte estará em oposição ao Sol, no Sábado: 28/05/2016 em oposição ao Sol, exatamente à meia-noite, o Sol estará iluminando Marte completamente. Hubble poderá fazer uma imagem muito boa de Marte, pois estará mais próximo da Terra... Em 11 anos? Ué, mas será que Marte está aproximando cada vez mais da Terra? 
Então, as teorias de Kepler estão erradas e Marte estaria se aproximando da Terra?
Não, na verdade em 11 anos atrás ele também esteve tão próximo como estará amanhã, então não se assuste, o planeta não irá colidir com a Terra, na verdade é um erro de interpretação de texto de alguns artigos.
“Como o planeta vai estar muito próximo, poderemos observá-lo com mais detalhes durante esse período”, afirma Daniel Mello, astrônomo do Observatório do Valongo, da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A área avermelhada no centro é chamada Arabia Terra, uma vasta área que ocupa, aproximadamente, 4.500 quilômetros e é conhecida por ser um dos terrenos mais antigos de Marte. As regiões mais escuras do planeta, chamadas Sinus Sabaeus (a Leste) e Sinus Meridiani (a Oeste) possuem pedras e grãos de areia causados por antigos fluxos de lava vulcânica no planeta.
De acordo com a Nasa, mesmo que a aproximação entre Terra e Marte ocorra uma vez a cada 2 anos, a distância que eles atingem um do outro pode variar graças às diferentes órbitas dos dois planetas. Em 2003, foi o ano que Marte chegou mais perto da Terra em 60.000 anos: os planetas chegaram a ficar separados por ‘apenas’ 55,6 milhões de quilômetros (em parâmetros astronômicos, essa distância é relativamente pequena).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem