A Sonda Curiosity descobriu que Marte no passado possuía água e oxigênio.Usando o instrumento ChemCam, (Câmera Química) os cientistas descobriram rochas com altos níveis de óxido de manganês, que é usado para obtenção de oxigênio em laboratórios. Essa evidência mostra que Marte teve oxigênio em livre flutuação ou em atmosfera.

Com essa descoberta torna-se possível a ida do homem à Marte, sendo possível produzir oxigênio em locais fechados. O que acontece é que no passado Marte possuía uma atmosfera como a Terra, e mais quente que hoje, favorecendo água líquida.
"As únicas formas que conhecemos aqui na Terra de criar esses materiais de manganês envolvem oxigênio atmosférico ou micróbios," disse a pesquisadora Nina Lanza, em um comunicado. "Agora estamos vendo óxidos de manganês em Marte e nos perguntando como diabos essas coisas se formaram por lá."
Os micróbios não seriam responsáveis pela criação do manganês, sendo mais provável o oxigênio em livre flutuação. 
Os cientistas descobriram que o oxigênio desapareceu da atmosfera, no passado e algo aconteceu que com a capacidade do planeta de reter os gases na atmosfera, isto é,  o campo magnético desapareceu e a radiação ionizante do espaço destruiu a atmosfera, separando oxigênio (pesado) do hidrogênio mais leve, vaporizando para o espaço.
O óxido de manganês é rico em oxigênio, o que quer dizer que é diferente de  óxido de ferro vermelho, por isso a descoberta é importante, porque precisaria de muito oxigênio para produzir o óxido de manganês nas rochas de Marte. Quer dizer que Marte teria uma atmosfera muito parecida com a Terra.
A Sonda Opportunity descobriu recentemente depósitos ricos em óxido de manganês, não só na cratera Gale, isso prova que Marte possuía uma atmosfera como a Terra, mas algo aconteceu com Marte de perder sua atmosfera. Mas uma dúvida restou aos cientistas: o manganês pode ter sido produzido por micróbios e precisam ser feitos experimentos para comprovar se o manganês foi ou não produzido através do oxigênio ou por micróbios. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem